FANDOM

A Operação Cobalt foi o nome dado ao plano elaborado pelos Militares dos E.U.A. para conter o surto. Ela continha duas fases: A inicial e a de Contingência. A Operação aparece em Fear The Walking Dead, fazendo parte apenas do universo das séries de TV.

Plano Inicial

A fase inicial da Operação Cobalt parece ter sido a implantação de unidades do exército em grandes áreas urbanas, como mostrado em Los Angeles e em Atlanta, depois que ficou evidente que as forças da lei locais e regionais não estavam conseguindo lidar com o problema por conta própria. Uma vez implantados, essas unidades criaram ''Zonas Seguras'' facilmente defensáveis, como em El Sereno (Los Angeles) e no CDC (Atlanta). Instalações médicas também seriam criadas para tratar pacientes doentes e até atuarem como bases de operações.

Uma vez que essas zonas seguras foram estabelecidas, essas áreas eram usadas como um meio para os militares conseguirem recuperar espaços metropolitanos tomados pelos zumbis. Em outras palavras: Bases Militares construídas dentro das cidades para permitir acesso fácil ao exército nas áreas em que estão atuando.

O Plano Inicial pode ser descrito em passo-a-passo dessa forma:

  1. Áreas bastante defensáveis são escolhidas para estabelecer Zonas Seguras.
  2. Instalações médicas são criadas para tratar doentes e feridos e possíveis infectados.
  3. Aqueles trazidos para essas instalações devem ser detidos até que um médico os avaliem ou manifestem os sintomas da infecção.
  4. Aqueles que reanimaram ou mostram sintomas da infecção devem ser ''humanamente exterminados'', e seus corpos incinerados para evitar contágio.
  5. Unidades da Guarda Nacional / do Exército devem usar essas Zonas Seguras para retomar as cidades.
  6. Exterminar todos os zumbis (e também sobreviventes) fora das Zonas Seguras.
  7. ''Estar preparado para o Plano de Contingência''.

Plano de Contingência

A Operação Cobalt também tinha uma fase de contingência, caso o Plano Inicial falhasse. Esse Plano de Contingência aparentemente foi uma ação tardia e parece ter sido colocado em prática às pressas, assim que as autoridades perceberam que estavam perdendo o controle da situação. Ele tinha três pontos principais:

  1. Todos os indivíduos nas instalações médicas devem ser ''humanamente exterminados''.
  2. Todas as unidades devem se retirar durante a noite para não causar pânico na população civil. As unidades deveriam se retirar para outras bases.
  3. Zonas infectadas devem ser bombardeadas para destruir os zumbis e deter o surto.

Locais bombardeados

Sabe-se que as seguintes cidades foram bombardeadas:

  • Atlanta, Geórgia
  • Los Angeles, Califórnia
  • Portland, Oregon
  • Seattle, Washington
  • Phoenix, Arizona
  • Vancouver, Columbia Britânica (provavelmente bombardeado por forças canadenses)

Consequências

O resultado geral da Operação Cobalt é desconhecido, mas pode-se supor que tenha sido pelo menos parcialmente bem-sucedido, pois após seu uso inicial em Los Angeles, ainda estava em pleno uso em Atlanta. No entanto, a consequência mais marcante da Operação Cobalt parece ser ecológica (pelo menos na área da Califórnia). De acordo com uma transmissão de um Guarda Florestal em Shuteye Peak, as florestas do Parque Nacional de Yosemite e de Serra Nevada estão em chamas como resultado dos bombardeios, e provavelmente desaparecerão dentro de uma semana.

Trivia

  • O nome ''Cobalt'' foi ouvido em uma transmissão de rádio militar por Daniel Salazar quando torturava Andrew Adams no porão da casa de Susan Tran.
  • ''Cobalt'' também é o episódio em que o nome da operação foi ouvido.
  • A Operação Cobalt ainda estava em uso quando os militares estavam lidando com o surto em Atlanta. Shane, Lori e Carl estavam à caminho de uma suposta Zona Segura na cidade, momentos mais tarde Shane e Lori testemunham Atlanta ser bombardeada.
  • Não se sabe se os membros do Governo Federal estavam ou não envolvidos na Operação Cobalt, mas é possível.