Wiki The Walking Dead
Advertisement

Atlanta sendo bombardeada.

A Operação Cobalt também conhecida como " Protocolo Pôr-do-Sol " pelos fuzileiros navais dos EUA ou " A Noite em que o Céu Caiu " pela Colônia Campus de Omaha, foi o nome dado ao plano elaborado pelos Militares dos E.U.A. para conter o surto de zumbis. Ela continha duas fases: A inicial e a de Contingência. A Operação aparece em Fear The Walking Dead, fazendo parte apenas do universo das séries de TV.

Plano Inicial

A fase inicial da Operação Cobalt parece ter sido a implantação de unidades do exército em grandes áreas urbanas, como mostrado em Los Angeles e em Atlanta, depois que ficou evidente que as forças da lei locais e regionais não estavam conseguindo lidar com o problema por conta própria. Uma vez implantados, essas unidades criaram ''Zonas Seguras'' facilmente defensáveis, como em El Sereno (Los Angeles) e no CDC (Atlanta). Instalações médicas também seriam criadas para tratar pacientes doentes e até atuarem como bases de operações.

Uma vez que essas zonas seguras foram estabelecidas, essas áreas eram usadas como um meio para os militares conseguirem recuperar espaços metropolitanos tomados pelos zumbis. Em outras palavras: Bases Militares construídas dentro das cidades para permitir acesso fácil ao exército nas áreas em que estão atuando.

O Plano Inicial pode ser descrito em passo-a-passo dessa forma:

  1. Áreas bastante defensáveis são escolhidas para estabelecer Zonas Seguras.
  2. Instalações médicas são criadas para tratar doentes e feridos e possíveis infectados.
  3. Aqueles trazidos para essas instalações devem ser detidos até que um médico os avaliem ou manifestem os sintomas da infecção.
  4. Aqueles que reanimaram ou mostram sintomas da infecção devem ser ''humanamente exterminados'', e seus corpos incinerados para evitar contágio.
  5. Unidades da Guarda Nacional / do Exército devem usar essas Zonas Seguras para retomar as cidades.
  6. Exterminar todos os zumbis (e também sobreviventes) fora das Zonas Seguras.
  7. ''Estar preparado para o Plano de Contingência''.

Los Angeles bombardeada.

Plano de Contingência

A Operação Cobalt também tinha uma fase de contingência, caso o Plano Inicial falhasse. Esse Plano de Contingência aparentemente foi uma ação tardia e parece ter sido colocado em prática às pressas, assim que as autoridades perceberam que estavam perdendo o controle da situação. Ele tinha três pontos principais:

  1. Todos os indivíduos nas instalações médicas devem ser ''humanamente exterminados''.
  2. Todas as unidades devem se retirar durante a noite para não causar pânico na população civil. As unidades deveriam se retirar para outras bases.
  3. Zonas infectadas devem ser bombardeadas para destruir os zumbis e deter o surto.

Locais Bombardeados

Sabe-se que as seguintes cidades foram bombardeadas:

Consequências

O resultado geral da Operação Cobalt é desconhecido. Na época de sua execução, a maioria dos grandes centros populacionais (pelo menos, aqueles localizados na Costa Oeste dos Estados Unidos) já haviam caído para os mortos-vivos e as zonas de segurança militar estavam desesperadamente sem suprimentos e moral. Não se sabe se o bombardeio teve algum efeito significativo na disseminação da infecção, uma vez que o patógeno já havia infectado a população em geral, e muitas pessoas fugiram das cidades no pânico inicial. Presume-se que o número de zumbis destruídos na campanha de bombardeios provavelmente foi muito alto. No entanto, A consequência mais marcante da Operação Cobalt (pelo menos na área da Califórnia) parece ser ecológica. De acordo com uma transmissão de um Guarda Florestal em Shuteye Peak, as florestas do Parque Nacional de Yosemite e de Serra Nevada estão em chamas como resultado dos bombardeios, e provavelmente desaparecerão dentro de uma semana.

Um resultado significativo que ocorreu após a queda da Califórnia e de outros estados da costa oeste é que as Unidades da Guarda Nacional estavam agora trabalhando ativamente ao lado, se não subordinadas ou mesmo inteiramente substituídas, pelos militares regulares. Pode-se supor que é por isso que um helicóptero da 7ª Cavalaria é visto abandonado fora do hospital onde Rick estava se recuperando.

No rescaldo da Operação Cobalt, não se sabe até que ponto o governo ou os militares permanecem ativos, mas pode-se supor que, devido à extremamente alta taxa de mortalidade e deserção, e à perda de infraestrutura, restou pouco de uma estrutura de comando e controle militar ou dos departamentos governamentais. Uma limitada patrulha naval mexicana ainda operava nas águas ao redor da fronteira Estados Unidos-México pouco tempo depois que o Cobalt foi promulgado. No entanto, nem a Marinha dos Estados Unidos, nem mesmo a Guarda Costeira participaram dessa patrulha - a Guarda Costeira transmitiu que não poderia mais fornecer ajuda por terra, mar ou ar. Grupos isolados de militares persistiram por anos após o surto, mas não tinham conexão com nenhuma estrutura de comando do antigo mundo. À essa altura, é certo que o que quer que tenha restado da hierarquia governamental ou militar após a Operação Cobalt há muito se desintegrou.

Operação NOAH

De acordo com o teórico da conspiração que fez uma transmissão nas semanas seguintes ao colapso da sociedade, o governo dos Estados Unidos foi o responsável pelo surto, que foi uma tentativa de controle da população que deu errado. É sugerido que eles tinham um plano caso a Contingência da Operação Cobalt falhasse. O plano foi intitulado Operação NOAH e corresponde ao plano de continuidade do governo americano da vida real. Muito pouco se sabe sobre a Operação NOAH, exceto que autorizou a evacuação de figuras do governo para locais desconhecidos.

Trivia

  • O nome ''Cobalt'' foi ouvido em uma transmissão de rádio militar por Daniel Salazar quando torturava Andrew Adams no porão da casa de Susan Tran.
  • ''Cobalt'' também é o episódio em que o nome da operação foi ouvido.
  • A Operação Cobalt ainda estava em uso quando os militares estavam lidando com o surto em Atlanta. Shane, Lori e Carl estavam à caminho de uma suposta Zona Segura na cidade, momentos mais tarde Shane e Lori testemunham Atlanta ser bombardeada.
  • Não se sabe se os membros do Governo Federal estavam ou não envolvidos na Operação Cobalt, mas é possível.
  • Não se sabe em que ponto a mudança das unidades da Guarda Nacional para unidades militares regulares aconteceu ou se isso fez ou não parte da Operação Cobalt. Se a Guarda Nacional foi federalizada ou o exército regular foi mobilizado para operar em solo dos EUA por meio de uma votação no congresso permanece desconhecido.
Advertisement