FANDOM

Este artigo é sobre o último episódio da 8ª Temporada de The Walking Dead. Para informações sobre seus homólogos você pode procurar por Wrath, o penúltimo episódio da 2ª Temporada de Fear the Walking Dead..

Wrath (em português: Ira) é o centésimo décimo quinto episódio da série The Walking Dead, sendo o décimo sexto episódio e último da 8ª Temporada. A exibição dessa Season Finale ocorreu em 15 de abril de 2018 na AMC e na Fox. O desfecho desta temporada foi exibido no mesmo dia em que o primeiro episódio da 4ª Temporada de Fear the Walking Dead, "What's Your Story?", foi lançado.

Sinopse

As comunidades unem forças para a última resistência contra os Salvadores, à medida em que a Guerra Total se desdobra.

Grandes Eventos

  • O grupo das comunidades unidas se prepara em Hilltop e participa de uma reunião com os ex-salvadores que ajudaram na guerra.
  • Morgan fica mais instável do que nunca e tem novas alucinações.
  • É revelado que parte do plano de Negan inclui sacrificar alguns de seus homens.
  • Gabriel se joga do veículo de Negan e Eugene recaptura-o na floresta.
  • A tropa de Rick cai na armadilha de Negan e eles são emboscados a céu aberto.
  • É revelado que Eugene sabotou a munição fabricada e o plano acaba frustrado. As armas dos salvadores explodem e vários dos salvadores morrem.
  • Rick dá uma ordem para atacar e os salvadores são exterminados.
  • Gabriel e Dwight atacam Negan, mas ele acaba escapando.
  • Rick e Negan se enfrentam novamente.
  • Rick distrai Negan e quando ele abaixa o guarda corta seu pescoço, mas o corte não é profundo.
  • Siddiq salva a vida de Negan por ordem de Rick.
  • Rick libera os salvadores que se renderam e oferece-lhes um novo futuro juntos.
  • Jadis revela seu verdadeiro nome, que é Anne e aceita o pedido de Morgan para morar em Alexandria uma vez reconstruída.
  • Daryl dá a Dwight outra chance e perdoa seus crimes passados.
  • Negan acorda em Hilltop e Rick e Michonne deixam claro que o resto de seus dias será gasto em uma cela.
  • Os salvadores e a aliança começam a reconstruir suas casas.
  • Maggie, Jesus e Daryl se juntam em segredo para matar Negan de qualquer maneira.
  • Dwight sai das comunidades e sai em busca de Sherry.
  • Morgan decide se isolar e segue para novas direções.
  • Uma enorme horda de caminhantes caminha os arredores de Washington.

Enredo

Em um flashback, Rick caminha com Carl, de três anos de idade, por uma estrada, de mãos dadas. No presente, Rick encontra Siddiq no quarto da pequena Grace e pergunta sobre as circunstancias que levou a morte de Carl, e Siddiq explica que Carl o estava ajudando a matar caminhantes para "liberar suas almas", como a mãe de Siddiq fazia, e triste, o rapaz lamenta não ter considerado os riscos. Os moradores de Hilltop se mobilizam para emboscar os salvadores, e Ezekiel prevê que poderia ser a última manhã para alguns deles. Rick, Maggie, Carol, Michonne, Daryl e Rosita discutem seu plano de ataque e Michonne se pergunta se eles podem confiar na inteligência fornecida por Gregory.

Alden e os prisioneiros de guerra matam os caminhantes no perímetro de Hilltop, e Morgan olha ao redor de Hilltop, confuso e sem sorte. Ele avança agressivamente em direção a Alden e aos salvadores e derruba alguém antes de perceber que é Henry. Rick sugere a Morgan que ele fique para trás, mas Morgan promete acabar com os salvadores, e Maggie se recusa a deixar Alden e os salvadores se juntarem à luta. Então, o exército de Rick marcha para a batalha.

Longe dali, Salvadores se mobilizam no Santuário. Eugene informa a Negan que ele fabricou as munições conforme solicitado e Negan atira em um boneco chamado "Rick" com uma bala de teste e sorri. Ele dá um mapa para dois salvadores, Lance e Duke, e os envia para uma emboscada. Indo para o campo de batalha, Negan, Laura, Eugene e Gabriel saem juntos. Negan prevê que Rick enviará uma equipe para matar o grupo de Lance enquanto eles montam o bloqueio. Ele explica que deu a Lance e Duke, que eram os homens de Simon, um mapa falso para atrair o grupo de Rick para uma emboscada. Horrorizado com o plano de Negan, Gabriel salta do carro do vilão e corre para tentar achar e avisar Rick da armadilha. Laura e Eugene o capturam e Negan dá um soco em Gabriel e o manda de volta no carro.

Infelizmente, Rick lidera uma equipe para espionar o grupo de Lance e Duke enquanto eles montam um bloqueio na estrada. A equipe de Rick mata o grupo de Lance e encontra o mapa, sem saber que é um chamariz. Morgan alucina e vê Jared e Rick fala por rádio com Maggie sobre a nova localização de emboscada indicada no mapa. O exército de Rick atravessa um campo. Jesus sugere que Morgan se abstenha de matar pessoas, reservando a ponta afiada de seu bastão para os caminhantes e o lado direto para os vivos, e enquanto caminham, eles avistam um enorme rebanho à distância.

O exército de Rick avança para o local da emboscada. O assobio começa exatamente como aconteceu na noite em que Glenn e Abraham morreram. Negan fala com Rick via walkie para explicar que o grupo de Rick está preso e os salvadores aparecem no alto de uma colina próxima e são ordenados a atirar sob as ordens de Negan, mas as armas não funcionam e as balas explodem nas mãos e nos corpos dos Salvadores matando-os. Rick então dá ordens para que seu exército comece atirar nos Salvadores que restaram.

Em Hilltop, um grupo de Salvadores vão até a comunidade, Tara lidera os moradores para sairem do local e evacuarem a comunidade. Uma vez na floresta, Tara fica preocupada que o choro da bebê Grace vai colocar os salvadores em sua trilha, e decide ficar para trás para lutar. Alden e os outros prisioneiros insistem em ajudá-la. Tara e os prisioneiros se preparam para atacar. Para sua surpresa, Cyndie e as mulheres de Oceanside emboscaram os salvadores com bombas.

No campo de batalha, Regina ataca Eugene por sabotar a munição, mas Rosita atira em Regina, matando-a. Morgan vai matar um Salvador, mas no último momento dá ouvidos ao conselho de Jesus e o derruba. Cercada, Laura e os salvadores sobreviventes se rendem ao exército de Rick, enquanto o ex-policial fica sem balas, persegue e luta contra Negan proximos de uma árvore com um vitral emoldurado pendurado. Negan ganha a vantagem e derruba Rick, e este último já dolorido e cansado pede a Negan que lhe dê dez segundos para descrever o futuro que Carl imaginou. Quando o vilão aceita e baixa a guarda Rick de repente corta a garganta de Negan com um pedaço de vidro, onde o bandido cai no chão segurando o pescoço sangrando.

Depois de um momento de pensamento, Rick ordena Siddiq salvar Negan. Maggie se irrita, grita e exige que Negan deve morrer, pois só assim ela se sentiria vingada pela morte de Glenn, e em lágrimas ela é segurada por Michonne. Rick ordena que os salvadores voltem para casa proclamando que o governo de Negan acabou, e aponta para o enorme rebanho à distância e declara que eles devem se unir para lutar contra os caminhantes, a verdadeira ameaça. Após o discurso de Rick, Eugene confirma a Rosita que ele sabotou as munições dos salvadores, e ela dá um soco no rosto dele por vomitar nela antes. Com o fim da guerra, Morgan dá sua armadura para Carol para que ela entregasse para Henry.

Quando todos vão embora, Rick chora debaixo de uma árvore, dizendo para si mesmo: "Minha misericórdia ... prevalece ... sobre minha ira", e começa a rir.

Mais tarde, em Hilltop, Alden diz a Maggie que ele gostaria de ficar para ajudar a construir uma comunidade mais forte, ao mesmo tempo, agradecendo-lhe por dar-lhe uma nova vida. Ela concorda com o pedido dele e o aceita. Rosita e Tara entregam suprimentos para o Santuário, onde os salvadores estão reconstruindo seu complexo. Longe de Hilltop, numa floresta, Daryl perdoa Dwight e desiste de matá-lo, e dá-lhe um conjunto de chaves do carro em que estavam, pede para que ele encontre Sherry e promete matá-lo se ele voltar. Dwight dirige até sua antiga casa e encontra um bilhete de Sherry. Ele sorri, com nova esperança.

Após Carol, Ezekiel e Henry voltarem para o Reino, Morgan vai até o ferro-velho e convida Jadis para se juntar à comunidade de Rick. Ela aceita a oferta dele, enquanto também revela seu verdadeiro nome que é Anne. Ela pede para que Morgan volte com ela para Alexandria, mas Morgan não aceita, e decide ficar sozinho para seu próprio bem.

Em Hilltop, Maggie encontra Jesus e Daryl e declara que Rick não deveria ter poupado a vida de Negan. Ela promete provar que ele está errado, enfatizando que irá matar Negan no tempo certo e no momento certo. Enquanto isso, Negan se recupera na enfermaria. Rick e Michonne informam que ele vai apodrecer em uma cela pelo resto de sua vida e servir como um lembrete de que as pessoas são capazes de mudar. Em Alexandria, Gabriel caminha pela igreja incendiada, ele se ajoelha no altar e agradece a Deus por está vivo e por ter voltado a enxergar.

Em um flashback, Rick coloca seu chapéu de xerife em Carl, de 3 anos, enquanto caminham por uma estrada secundária. No presente, ele escreve uma carta a Carl, agradecendo-lhe por lembrar-lhe quem ele é e atribui o novo mundo em sua honra.

Outros do Elenco

Também Estrelando

Elenco Ainda Regular

Elenco Recorrente

Obs: (*) Não aparece no episódio.
(**) Aparece sem diálogo. (***) Aparece em alucinação.

Co-Estrelando

Elenco de Apoio

Imagens Promocionais

Curiosidades

  • O título refere-se à frase "Minha misericórdia prevalece sobre minha raiva", que Rick diz também pela primeira vez no episódio Mercy desta temporada. Desta forma, o primeiro episódio é intitulado "Mercy" e o último "Wrath", fechando o círculo da história narrada ao longo da temporada.
  • Este é o episódio final da oitava temporada.
  • A história deste episódio - especificamente relacionada a Morgan Jones conecta-se diretamente com o primeiro episódio da quarta temporada da série acompanhante, servindo assim como a primeira parte do crossover entre os dois programas.
  • Xander Berkeley é o único membro do elenco regular que não aparece neste episódio.
  • Este é o último episódio produzido por Scott M. Gimple como showrunner da série.
  • O título deste episódio é igual ao penúltimo episódio da segunda temporada de Fear The Walking Dead .
  • Este episódio tem 70 minutos de duração, com comerciais, de acordo com a programação da AMC.
    • É o décimo terceiro episódio prolongado desta temporada e o trigésimo primeiro no geral.
  • Este é o primeiro episódio de toda a série que é tocada em Select Movie Theaters, como parte de Fathom Events.
  • A estréia da 4ª temporada de Fear The Walking Dead é exibida logo após este episódio.
  • De acordo com Scott Gimple, este final marca uma conclusão das oito primeiras temporadas do show e marca um novo marco para as próximas temporadas da série.
  • Este é o primeiro episódio a apresentar um flashback antes do surto desde "Chupacabra". Também tem a maior extensão de tempo entre o passado e o presente, que é aproximadamente nove anos antes do surto.
  • Este é o primeiro episódio a apresentar um flashback pré-apocalíptico antes de Carl ter 10 anos de idade.
  • Rick cortando a garganta de Negan é adaptado da Edição 125 dos quadrinhos.
  • A luta de Rick com Negan e seu discurso para Negan ferido sobre sua prisão é adaptado do Edição 126.
  • Este é o primeiro final da temporada desde a quarta temporada, onde ninguém do grupo ou comunidade de Rick morreu.
    • Este também é o final de temporada desde a 6ª Temporada para não apresentar nenhuma morte de personagem principal.
  • Negan revelou que o resultado de seu jogo de "Uni, Duni, Tê" em "Last Day On Earth" não foi aleatório e que ele escolheu matar Abraham. Ele propositalmente evitou matar Rick para que Carl não tivesse que ver.
  • Com a morte de Carl em "Honor", e Morgan partindo para Fear The Walking Dead a partir deste episódio, Rick, Daryl e Carol são os únicos personagens principais que estão desde a primeira temporada.
  • A mãe da vida real de Sydney Park foi trazida para retratar um residente não identificado de Oceanside devido ao show que precisa de mais bombeiros.

Referências

Episódios da série The Walking Dead
1ª Temporada "Days Gone Bye" • "Guts" • "Tell It to the Frogs" • "Vatos" • "Wildfire" • "TS-19"
2ª Temporada "What Lies Ahead" • "Bloodletting" • "Save the Last One" • "Cherokee Rose" • "Chupacabra" • "Secrets" • "Pretty Much Dead Already" • "Nebraska" • "Triggerfinger" • "18 Miles Out" • "Judge, Jury, Executioner" • "Better Angels" • "Beside the Dying Fire"
3ª Temporada "Seed" • "Sick" • "Walk With Me" • "Killer Within" • "Say The Word" • "Hounded" • "When The Dead Come Knocking" • "Made to Suffer" • "The Suicide King" • "Home" • "I Ain't A Judas" • "Clear" • "Arrow On The Doorpost" • "Prey" • "This Sorrowful Life" • "Welcome To The Tombs"
4ª Temporada "30 Days Without An Accident" • "Infected" • "Isolation" • "Indifference" • "Internment" • "Live Bait" • "Dead Weight" • "Too Far Gone" • "After" • "Inmates" • "Claimed" • "Still" • "Alone" • "The Grove" • "Us" • "A"
5ª Temporada "No Sanctuary" • "Strangers" • "Four Walls and a Roof" • "Slabtown" • "Self Help" • "Consumed" • "Crossed" • "Coda" • "What Happened And What's Going On" • "Them" • "The Distance" • "Remember" • "Forget" • "Spend" • "Try" • "Conquer"
6ª Temporada "First Time Again" • "JSS" • "Thank You" • "Here's Not Here" • "Now" • "Always Accountable" • "Heads Up" • "Start to Finish" • "No Way Out" • "The Next World" • "Knots Untie" • "Not Tomorrow Yet" • "The Same Boat" • "Twice as Far" • "East" • "Last Day On Earth"
7ª Temporada "The Day Will Come When You Won't Be" • "The Well" • "The Cell" • "Service" • "Go Getters" • "Swear" • "Sing Me a Song" • "Hearts Still Beating" • "Rock in the Road" • "New Best Friends" • "Hostiles and Calamities" • "Say Yes" • "Bury Me Here" • "The Other Side" • "Something They Need" • "The First Day of the Rest of Your Life"
8ª Temporada "Mercy" • "The Damned" • "Monsters" • "Some Guy" • "The Big Scary U" • "The King, The Widow, and Rick" • "Time for After" • "How It's Gotta Be" • "Honor" • "The Lost and the Plunderers" • "Dead or Alive Or" • "The Key" • "Do Not Send Us Astray" • "Still Gotta Mean Something" • "Worth" • "Wrath"
9ª Temporada "A New Beginning" • "The Bridge" • "Warning Signs" • "The Obliged" • "What Come After" • "Who Are You Now?" • "Stradivarius" • "Evolution" • "Adaptation" • "Omega" • "Bounty" • "Guardians" • "Chokepoint" • "Scars" • "The Calm Before" • "The Storm"
10ª Temporada TBA